BLOG DO OSMAR

Postagem: DEPRESSÃO NA REALIDADE MASCULINA

DEPRESSÃO NA REALIDADE MASCULINA

DEPRESSÃO NA REALIDADE MASCULINA

11 0

A depressão como tantas outras crises do indivíduo do gênero masculino, aponta para a inviabilidade dos processos que conduzem a vida. Por isso, sob o aspecto psicológico, seus sintomas não deveriam ser suprimidos por medicamentos. A depressão, assim como seu outro polo a ansiedade, deveria dar início a um exercício profundo de reflexão sobre sua origem, possibilitando a descoberta de novos caminhos promovendo o crescimento da personalidade, tornando-a mais segura e equilibrada. Podemos dizer que a depressão aponta sempre para uma reforma da identidade, que, por sua vez, é fundamental para restabelecer e manter as estruturas sociais que sustentam a vida. A identidade masculina plena passa, necessariamente pelo resgate do feminino, a parte que ficou suprimida da sociedade há milhares de anos.

As instituições sociais, sobretudo as religiosas, há milênios se estruturaram na ausência do elemento feminino. Por exemplo, a religião católica que congrega bilhões, não gera oportunidades em seus quadros de desenvolvimento ou comando, a indivíduos do gênero feminino. O homem por outro lado, é responsável por toda gestão, além de ter a função de ministrar os sacramentos que definitivamente geram poder à toda estrutura.

A grande maioria dos homens ainda não compreendem ou aceitam considerar a mulher como parceira em todas as suas decisões. O que faz com que a sua identidade fique reduzida a uma condição depressiva e na maioria das vezes dependente de uma aprovação “materna”. De fato, o mesmo ocorre com os indivíduos do gênero feminino e nestes casos encontramos a eterna princesa, que não consegue estar à frente da maternidade ou, de cuidados importantes como o lar e a saúde.

E quais seriam as características de uma identidade


... CONTINUE LENDO
Autor: Dr. Osmar
Fonte: blogdoosmar.com.br
COMPARTILHAR

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR!


COMENTÁRIO(S) (0)

EFETUE SEU COMENTÁRIO

BLOG DO OSMAR

Últimos Artigos

DR. OSMAR
DR. OSMAR FRANCISCO DOS SANTOS

SOBRE O DR. OSMAR

Psicólogo junguiano transpessoal, fundador do Instituto Holístico do Saber, membro participante do Núcleo de Estudos Junguiano do Rio de Janeiro, experiente conhecedor da psique humana através da sua ampla atuação em psicologia clínica, individual, em grupos de formação e em grupos terapêuticos.

SAIBA MAIS
DR OSMAR

Fale com o Dr. Osmar!

Envie suas dúvidas através de nosso site.